O projeto foi elaborado no âmbito das candidaturas Ideias com Mérito da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019, tendo conseguido o apoio da RBE. Este projeto visa acima de tudo promover de forma sistemática e contínua atividades de base experimental, laboratorial e de campo, no terceiro ano de escolaridade, elaborar protocolos experimentais digitais interativos e disponibilizá-los numa plataforma digital, que sirva de base ao trabalho experimental de outros anos escolares ou níveis de ensino e elaborar um texto poético centrado na experiência desenvolvida, tendo por referência o protocolo experimental, mais concretamente o objetivo, os materiais utilizados, os procedimentos e as conclusões.
Para a concretização do projeto contamos com a parceria de duas instituições: o International Iberian Nanotechnology Laboratory e a Universidade do Minho.
O International Iberian Nanotechnology Laboratory colabora com os professores de ciências e titulares de turma na preparação das atividades de base experimental, laboratorial e de campo.
A Universidade do Minho assegura a formação dos professores de ciências e titulares de turma ao nível das tecnologias educativas, direcionada concretamente para a utilização de aplicações android que permitam tratar e divulgar a informação necessária em suporte digital
O projeto centra a sua ação em atividades experimentais sistemáticas com recurso às novas tecnologias,
​
O projeto é sentido pelos professores e pela direção da escola e vai ao encontro de uma das linhas orientadoras do Plano de Ação Estratégica do agrupamento. Na sua implementação, privilegiamos o trabalho colaborativo a fim de se concertarem e cimentarem as estratégias. Assim, há das partes envolvidas o compromisso com as medidas a adotar.
Será, sem dúvida alguma, uma mais-valia para o ensino experimental das ciências que assume cada vez mais um papel fundamental na promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências essenciais ao exercício de uma cidadania ativa e à inserção numa vida profissional qualificada.